Neste artigo, iremos mostrar a importância do test-drive de carro antes de uma aquisição. Veja os principais pontos a seguir.
O test-drive (do inglês, teste de direção), é a experiência em primeira mão do condutor com o carro da concessionária antes de fechar negócio. Boas concessionárias sempre oferecem essa opção, sem compromisso de compra, para seus clientes.
Realizar um test-drive depende apenas da apresentação da carteira de habilitação com a categoria correspondente ao veículo testado. Normalmente, o trajeto é feito na companhia de um consultor da concessionária, que informa aspectos importantes sobre o veículo e mantém a quilometragem pré-determinada em vista.
Uma dica é também levar algum familiar ou amigo para participar do test-drive, assim, essa terceira pessoa pode dar um feedback honesto sobre o conforto como passageiro, além de outros detalhes.
Também recomenda-se fazer um test-drive com diferentes modelos ou versões do mesmo carro, já que as diferenças podem acabar mostrando ao condutor outro automóvel mais interessante.
Normalmente, test drives funcionam de maneira bem simples: os condutores entram em contato, informam o veículo e então recebem uma data e hora para realizarem o teste.
Em algumas concessionárias, pode haver um circuito pré-definido tendo em vista já a exibição das principais funcionalidades do carro (sistemas de segurança, de condução etc.). Em outras, contudo, o trajeto é livre e, como dito anteriormente, possui apenas um limite de quilometragem para rodar com o automóvel.
As condições específicas de cada local são informadas na hora do agendamento.
Para os condutores, é muito importante saber o que analisar na hora do teste. Por isso, separamos as dicas por tópico. Confira.
Confira a potência do motor em acelerações e retomadas no trânsito. Verifique também a força do carro em subidas (se é necessário subir em 1ª marcha, velocidade máxima etc). Por fim, ligue o ar-condicionado e verifique o impacto do sistema na potência do motor, alguns carros “ficam fracos” quando o ar está ligado.
Avaliar a suspensão tem relação com o conforto ao dirigir. Analise a maciez do sistema em asfalto irregular, como ruas esburacadas, e veja se o carro não transmite todo o impacto para você. Outro ponto importante é avaliar a estabilidade do carro em curvas, se não há muita inclinação do veículo acima de certas velocidade.
A direção tem relação também com o conforto ao dirigir. É necessário analisar a suavidade em manobras, como o tempo de resposta do carro, além da precisão e conforto em velocidades mais elevadas.
Boa parte dos motoristas ficam dentro das cidades durante a semana, mas para quem está sempre nas estradas, esses são pontos valiosos durante a avaliação do test drive.
Um detalhe que nem todo condutor repara ao comprar um carro é o conforto acústico ao dirigir. Mas isso pode se transformar em um ponto de enorme estresse depois.
Ao dirigir o carro, note o ruído do motor e o ruído do vento passando pelo carro (repare tanto com os vidros abertos quanto fechados). Por fim, ouça com atenção o ruído de rodagem e a suspensão ao fazer as curvas, passar por asfalto irregular etc.
Não dá para testar os freios como em uma pista de teste. Contudo, recomendamos avaliar a suavidade do pedal, velocidade de resposta e sensação de segurança oferecida pelo nível de intrusão do ABS. Teste também o freio de mão do carro nas subidas e descidas.
A visibilidade ao dirigir impacta na segurança do condutor e dos passageiros. É necessário avaliar se há regulagem de altura e de distância do banco e do volante, além de analisar os espelhos externos e o espelho interno.
Verifique se a visibilidade dianteira (na frente do capô) dá noção de espaço suficiente para manobras, e se os pontos cegos não são muito grandes.
Para automóveis com o câmbio manual, você deve analisar a precisão do sistema durante as trocas de marchas – pode ouvir algum som estranho? O carro responde rapidamente? Depois, veja se há facilidade de engate nas reduções de marcha em diferentes velocidades. Por fim, não se esqueça de testar a ré e o engate.
No caso do câmbio automático, as análises são diferentes. Veja qual a rapidez de resposta às acelerações quando você pisa no acelerador. Confira também o nível de ruído do sistema ao fazer as trocas de marcha. Um último detalhe é perceber a suavidade nas trocas de marcha, inclusive durante a redução.
Hoje, carros não são apenas carrocerias sobre rodas. Os automóveis oferecem grandes pacotes de tecnologia, incluindo centrais de multimídia que dão aos condutores e passageiros alguma distração durante o tempo em tráfego.
Para analisar a central de multimídia durante um test drive, recomendamos verificar a visibilidade de tela, anotar a quantidade de recursos, testar a qualidade do som (incluindo os graves para quem gosta de música), conectar o smartphone para avaliar o viva-voz e o Bluetooth, conferir se os comandos no volante são bons e se o sistema é fácil de usar e é rápido.
Por fim, verifique se o ar-condicionado tem bom resfriamento para ser usado durante o dia a dia e se sua configuração (no caso de modelos elétricos) é compreensível.
Já oferecemos todas essas dicas acima para os condutores realizarem um bom test drive, mas sabemos que ainda podem ter ficado algumas questões para trás. Por conta disso, separamos 3 perguntas comuns sobre o teste.
A única exigência das concessionárias é a apresentação da carteira de habilitação correspondente ao veículo de interesse.
Ao agendar o teste, a concessionária costuma passar as informações complementares, quando há, sobre o procedimento – como a importância de chegar mais cedo para não atrapalhar a agenda de test drives do dia.
Test drives são de graça nas concessionárias e não oferecem nenhum tipo de compromisso para os condutores. Ou seja, eles não são obrigados a comprar o carro após rodar com ele.
O test drive normalmente é o nome usado para os testes de direção com carros e automóveis pesados como caminhões, ônibus, vans e outros mais. No caso das motocicletas, o nome do procedimento é test ride.
Na Honda Caiuás, é muito fácil agendar um test drive e agendar sua avaliação dos veículos na concessionária. Funciona assim:
E fácil assim consegue experimentar em primeira mão um automóvel Honda para decidir se ele é a escolha certa para você. Por isso, não perca tempo e agende já o seu!
– Leia também: O que é recall de veículos? Entenda porque ele ocorre e como funciona
Deixe um comentário