Na dúvida sobre qual SUV escolher? Este guia completo mostra se deve optar pelo Tracker ou HR-V ao analisar segurança, motorização, conforto, informação e economia. Confira.
O HR-V teve visual remodelado na versão 2023 e ficou muito mais atrativo, com um design mais moderno, com caída de teto mais acentuada que se adequa melhor aos SUVs cupês. Os vincos no capô também combinam com a linha de cintura alta, fazendo com que o modelo pareça mais alto que a geração anterior.
Além disso, os encaixes das peças e materiais de acabamento foram cuidadosamente elaborados, tanto por dentro quanto por fora, dando ao carro um ar refinado e de muita elegância.
O HR-V 2023 também recebeu atualizações no motor, com o modelo na versão Touring recebendo um 1.5L VTEC Turbo Flex com injeção direta de 177cv, e nos itens de tecnologia, como multimídia, painel digital, o sistema Honda SENSING e outras funcionalidades mais, como o Magic Seat para rebatimento especial de bancos e o Honda LaneWatch para reduzir pontos cegos.
O Chevrolet Tracker 2023 não passou por mudanças visuais desde seu lançamento em 2020, mas teve atualizações no motor para otimizar seu desempenho.
Contudo, o modelo também teve perdas e apresenta sinais de economia: saiu o botão start/stop e mesmo o acabamento na versão mais completa dá sinais de um esforço da montadora para diminuir os custos de produção do automóvel (como a falta de detalhes em couro e o uso de painéis de plástico simples).
A seguir, você irá conferir um comparativo completo entre o HR-V e o Tracker para saber qual modelo de SUV é o melhor do mercado. Boa leitura!
– Leia também: Creta ou HR-V: veja comparativo e descubra o melhor SUV
Como sempre, e para tornar a competição mais equilibrada e justa, escolhemos os modelos mais completos de ambos os carros: o New HR-V Touring 1.5 Turbo 2023 e o Tracker Premier 1.2 Turbo 2023. Confira abaixo as 5 categorias principais que analisamos e veja quem vence nesse comparativo entre Tracker ou HR-V.
Quando falamos em segurança temos a primeira vitória do HR-V sobre o Tracker. Dos 38 pontos analisados, temos uma liderança do SUV da Honda de 34 a 33.
Entre as diferenças, o HR-V não possui apenas 4 itens de fábrica (sendo que um deles pode ser adquirido em kit: alarme antifurto volumétrico, sistema antifurto de rodas (disponível como opcional do HR-V), frenagem automática em manobras e Indicador de fadiga.
Já o Tracker, vem sem: assistente de farol alto, farol de neblina, controle automático de descida, alerta de mudança de faixa e assistente de permanência em faixa.
A maior parte das diferenças entre os veículos vêm do fato de que o HR-V vem com o sistema de segurança e assistência em direção Honda SENSING – exclusivo da montadora japonesa.
Aqui nós temos vitória completa do HR-V 2023 em velocidade máxima, aceleração, frenagem, potência máxima e torque máximo.
Isso porque o HR-V 2023 tem velocidade máxima de 200km/h contra 185km/h do Tracker. Na aceleração de 0-100km/h, o HR-V faz em 8,9s, enquanto o Tracker faz em 9,4s.
Na potência máxima, o HR-V vence com 177cv tanto na gasolina quanto no álcool, enquanto o Tracker fica com 133cv apenas.
No torque, a vitória do SUV da Honda se repete: 24,5 kgfm nos dois combustíveis, contra o máximo de 21,4 kgfm com etanol do Tracker.
Essa é outra vitória do HR-V sobre o Tracker, agora na parte de conforto. Dos 47 itens analisados, tivemos uma liderança do HR-V Touring 1.5 Turbo 2023 de 40 a 37.
Dentre os itens que não estão disponíveis no HR-V, podemos incluir: assistente de estacionamento semiautomático, limitador de velocidade, teto solar elétrico, teto panorâmico, ajuste de apoio lombar para o motorista, luz no porta-luvas e porta-luvas climatizado.
Já no Tracker Premier 1.2 2023, a diferença está em: apenas 1 zona de ar-condicionado (ou seja, sem saída de ar para os bancos traseiros), cintos de segurança com ajuste de altura, controle de velocidade adaptativo, assistente de centralização em faixa, retrovisores rebatíveis eletronicamente, banco do motorista com ajuste elétrico, freio de estacionamento elétrico, Auto Hold e tampa traseira motorizada.
Ou seja, uma vitória considerável do SUV da Honda nos aspectos de conforto também.
– Leia também: T-Cross ou HR-V: Qual o melhor?
Aqui, uma vitória do Tracker de 11 a 13 de um total de 13 itens analisados. Ao modelo da Honda faltam apenas Roteador de Wi-Fi e Termômetro do Arrefecimento Digital, enquanto todos os outros itens (disponíveis na tabela de análise ao final deste artigo) estão disponíveis.
– Leia também: HR-V ou Kicks: confira comparativo e descubra o melhor SUV
Em termos de consumo, há um empate. O HR-V Touring 2023 é mais econômico na cidade, tanto para a gasolina (11,3 km/l) quanto no álcool (7,9 km/l). Enquanto isso, o Tracker é mais econômico na estrada, tanto com gasolina (13,2 km/l) quanto no álcool (9,2 km/l).
Porém, a diferença mesmo fica no tanque de combustível e na autonomia.
Com um tanque de 50 litros, o HR-V pode correr distâncias bem maiores. Já o Tracker possui tanque de apenas 44l.
Dessa forma, o HR-V 2023 faz 565 km na cidade e 630 km na estrada, além de 395 km na cidade e 440 km na estrada com álcool.
E, novamente, a melhor opção é o HR-V Touring 1.5 Turbo 2023 da Honda. O SUV venceu 4 das 5 categorias analisadas, tendo excelentes margens em algumas delas. Dessa forma, o HR-V se mostra um excelente investimento para os condutores que estão buscando conforto, tecnologia e qualidade.
Quer saber se o carro é isso tudo mesmo? Agende um test-drive na concessionária Honda Caiuás e experimente rodar com um Honda HR-V. Possuímos unidades em Sorocaba e Indaiatuba.
Para provar que nossos dados vieram de uma fonte confiável, separamos a seguir as tabelas comparativas onde os dados dos carros foram compilados para uso. Você pode acessá-las e lê-las a seguir, embora a versão resumida esteja no artigo acima.
– Leia também: HR-V ou Corolla Cross – Qual o melhor SUV?
Equipamento | HR-V | Tracker |
Freios ABS | SIM | SIM |
Airbags Frontais | SIM | SIM |
Airbags Laterais | SIM | SIM |
Airbags Cortina | SIM | SIM |
Alarme antifurto perimétrico | SIM | SIM |
Alarme antifurto volumétrico | NÃO | SIM |
Sistema antifurto de rodas | NÃO | SIM |
Câmera traseira para manobras | SIM | SIM |
Cinto de 3 pontos para todos os ocupantes | SIM | SIM |
Encosto de cabeça para todos ocupantes | SIM | SIM |
Controle de estabilidade | SIM | SIM |
Controle de tração | SIM | SIM |
Assistente de partida em rampa | SIM | SIM |
Faróis de xenônio, LED ou laser | SIM | SIM |
Faróis com regulagem de altura | SIM | SIM |
Assistente de farol alto | SIM | NÃO |
Faróis com refletores duplos | SIM | SIM |
Faróis de neblina | SIM | NÃO |
Repetidores laterais das luzes de direção | SIM | SIM |
Luz de condução diurna | SIM | SIM |
Limpador e lavador de vidro traseiro | SIM | SIM |
Desembaçador do vidro traseiro | SIM | SIM |
Travamento central das portas | SIM | SIM |
Controle automático de descida | SIM | NÃO |
ISOFIX para fixação de cadeira infantil | SIM | SIM |
Monitoramento da pressão dos pneus | SIM | SIM |
Sensores de estacionamento dianteiros | SIM | SIM |
Sensores de estacionamento traseiros | SIM | SIM |
Indicador de fadiga | NÃO | SIM |
Alerta de ponto cego | SIM | SIM |
Alerta de mudança de faixa | SIM | NÃO |
Assistente de permanência em faixa | SIM | NÃO |
Alerta de colisão frontal | SIM | SIM |
Frenagem automática de emergência | SIM | SIM |
Chamada de assistência de emergência | SIM | SIM |
Assistência na recuperação veicular | SIM | SIM |
Vetorização de torque | SIM | SIM |
Frenagem automática em manobras | NÃO | SIM |
Resultado | 34 | 33 |
Equipamento | HR-V | Tracker |
Ar-Condicionado | SIM | SIM |
Ar-Condicionado Automático | SIM | SIM |
Zonas de Ar-Condicionado | 2 | 1 |
Ar Quente | SIM | SIM |
Saída de ar para o banco traseiro | SIM | NÃO |
Direção assistida | SIM | SIM |
Ajuste do volante em altura | SIM | SIM |
Ajuste do volante em profundidade | SIM | SIM |
Cintos de segurança com ajuste de altura | SIM | NÃO |
Câmbio automático | SIM | SIM |
Trocas de marcha no volante | SIM | NÃO |
Apoio de braço para o motorista | SIM | SIM |
Apoio de braço central no banco traseiro | SIM | SIM |
Assistente de estacionamento semiautomático | NÃO | SIM |
Controle automático de velocidade | SIM | SIM |
Controle de velocidade adaptativo | SIM | NÃO |
Assistente de centralização em faixa | SIM | NÃO |
Limitador de velocidade | NÃO | SIM |
Controle elétrico dos vidros dianteiros | SIM | SIM |
Controle elétrico dos vidros traseiros | SIM | SIM |
Retrovisores rebatíveis eletronicamente | SIM | NÃO |
Ajuste elétrico dos retrovisores | SIM | SIM |
Retrovisor interno fotocrômico | SIM | SIM |
Limpador de para-brisa automático | SIM | SIM |
Rodas de liga leve | SIM | SIM |
Teto solar elétrico | NÃO | SIM |
Teto panorâmico | NÃO | SIM |
Banco do motorista com ajuste de altura | SIM | SIM |
Bancos revestidos em couro | SIM | SIM |
Banco do motorista com ajuste elétrico | SIM | NÃO |
Ajuste de apoio lombar para o motorista | NÃO | SIM |
Banco traseiro bipartido | SIM | SIM |
Banco traseiro rebatível | SIM | SIM |
Destravamento remoto do porta-malas | SIM | SIM |
Comando interno da tampa de abastecimento | SIM | SIM |
Faróis com acendimento automático | SIM | SIM |
Luz no porta-malas | SIM | SIM |
Luz no porta-luvas | NÃO | SIM |
Luz de teto traseira | SIM | SIM |
Chave presencial | SIM | SIM |
Porta-luvas climatizado | NÃO | SIM |
Sistema Start-Stop | SIM | SIM |
Acionamento remoto do motor | SIM | SIM |
Freio de estacionamento elétrico | SIM | NÃO |
Auto Hold | SIM | NÃO |
Tampa traseira motorizada | SIM | NÃO |
Alças de segurança no teto | SIM | SIM |
Resultado | 40 | 37 |
Equipamento | HR-V | Tracker |
Rádio | SIM | SIM |
Conexão USB | SIM | SIM |
Conexão Bluetooth | SIM | SIM |
Roteador Wi-Fi | NÃO | SIM |
Espelhamento da tela do celular | SIM | SIM |
Volante multifuncional | SIM | SIM |
Computador de bordo | SIM | SIM |
Conta-giros | SIM | SIM |
Termômetro do líquido de arrefecimento | NÃO | SIM |
Indicador de temperatura externa | SIM | SIM |
Carregador de celular por indução | SIM | SIM |
Informações do veículo através de aplicativo | SIM | SIM |
Comandos ao veículo através de aplicativo | SIM | SIM |
Resultado | 11 | 13 |
Deixe um comentário