Qual a diferença entre câmbio automático e automatizado?

Encontrou na internet o conceito de câmbio automatizado, mas não sabe o que é isso? Neste artigo, explicamos qual a diferença entre câmbio automático e automatizado e esclarecemos todas as dúvidas possíveis. 

O que é câmbio automático?

O câmbio automático é um sistema que permite que o carro troque as marchas automaticamente, sem que o motorista precise fazer isso manualmente. 

Em vez de usar uma embreagem e um pedal de embreagem como no câmbio manual, o câmbio automático possui um conjunto de engrenagens e sensores que selecionam a marcha adequada com base na velocidade do veículo, na rotação do motor e em outras variáveis.

Com o câmbio automático, você pode simplesmente colocar o carro em “drive” (ou “D”) e o sistema cuidará das trocas de marcha automaticamente enquanto você acelera ou desacelera. 

Isso torna a condução mais confortável e conveniente, pois você não precisa se preocupar em engatar as marchas corretas conforme a velocidade do veículo muda.

Além disso, o câmbio automático também oferece a opção de colocar o carro em “park” (ou “P”), o que o mantém imobilizado, “reverse” (ou “R”), para marcha à ré, e “neutral” (ou “N”), que permite que o veículo fique em ponto morto sem engatar nenhuma marcha.

O câmbio automático é especialmente útil em engarrafamentos e em situações de trânsito intenso, pois elimina a necessidade de ficar pisando na embreagem e trocando as marchas repetidamente. 

Para a maioria dos motoristas, adiciona conforto e praticidade à direção (além de ser um recurso de acessibilidade para muitos).

Câmbio automático tradicional ou CVT?

Já falamos bastante sobre o câmbio CVT em um artigo aqui no blog, mas, para sintetizar as informações, aqui está uma lista de características de cada um dos modelos de câmbio automático.

Câmbio Automático Tradicional

  • Possui marchas fixas, geralmente com uma quantidade limitada de marchas.
  • As trocas de marcha são realizadas de forma discreta, com pausas perceptíveis entre as trocas.
  • Utiliza um conversor de torque para transferir a potência do motor para as rodas.
  • Pode apresentar uma sensação de condução mais esportiva devido às trocas de marcha mais pronunciadas.
  • É amplamente utilizado em veículos há muitos anos e é encontrado em uma variedade de modelos e marcas.

Câmbio CVT (Transmissão de Variação Contínua)

  • Não possui marchas fixas; em vez disso, utiliza uma polia e uma correia ou corrente para criar uma variação contínua de relações de transmissão.
  • As trocas de marcha são suaves e contínuas, sem interrupções ou pausas perceptíveis.
  • Permite que o motor funcione em sua faixa de rotação mais eficiente, resultando em melhor eficiência de combustível.
  • Geralmente proporciona uma resposta mais suave ao acelerador e uma sensação de condução mais linear.
  • Tornou-se mais popular nos últimos anos devido à sua eficiência e conforto.

É importante ressaltar que cada tipo de câmbio tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha entre eles dependerá das preferências pessoais e das necessidades individuais de cada motorista.

agende um test-drive Honda

O que é câmbio automatizado?

O câmbio automatizado é um tipo de transmissão que combina características do câmbio manual e do câmbio automático. 

Ele é projetado para oferecer uma experiência de condução mais conveniente, com trocas de marcha automatizadas, mas ainda permite algum controle manual sobre as trocas.

Diferente do câmbio automático tradicional, o câmbio automatizado não possui um conversor de torque. Em vez disso, ele utiliza um sistema automatizado de acionamento da embreagem, que pode ser controlado eletronicamente. 

O câmbio automatizado opera com uma embreagem automatizada que faz a conexão entre o motor e as rodas.

Em termos de funcionamento, o câmbio automatizado geralmente permite duas formas de troca de marcha: automática e manual. 

No modo automático, o sistema seleciona automaticamente a marcha adequada com base na velocidade do veículo e na rotação do motor. 

Já no modo manual, o motorista pode selecionar as marchas por meio de uma alavanca ou borboletas no volante, sem a necessidade de um pedal de embreagem. Assim, as trocas de marcha no câmbio automatizado podem variar em velocidade e suavidade, dependendo do projeto e da calibração do sistema. 

Alguns modelos podem apresentar trocas mais rápidas e suaves, enquanto outros podem ter uma sensação de trocas mais perceptíveis.

Uma das principais vantagens do câmbio automatizado é que ele geralmente é mais eficiente em termos de consumo de combustível em comparação com um câmbio automático tradicional. 

Além disso, o câmbio automatizado tende a ser mais acessível em termos de custo de manutenção em comparação com um câmbio automático.

No entanto, é importante notar que o câmbio automatizado pode apresentar algumas desvantagens, como possíveis solavancos durante as trocas de marcha e um leve atraso na resposta em comparação com um câmbio automático tradicional.

Qual é melhor entre câmbio automático e automatizado?

A escolha da tecnologia de transmissão mais adequada dependerá do estilo de direção e das preferências individuais de cada motorista. Se o conforto e a eficiência forem prioritários, o câmbio CVT pode ser uma opção atraente. 

Para aqueles que buscam uma experiência de condução esportiva e dinâmica, o câmbio automático tradicional pode ser a escolha ideal. 

Por fim, se o custo acessível e a facilidade de manutenção forem fatores importantes, o câmbio automatizado pode ser uma opção a considerar.

É sempre recomendado fazer um test-drive em veículos equipados com diferentes tipos de transmissão para avaliar pessoalmente qual se adapta melhor ao estilo de direção e às preferências individuais.

Benefícios do Câmbio CVT (Transmissão de Variação Contínua)

Os grandes destaques aqui são o conforto e eficiência. O câmbio CVT oferece trocas de marcha suaves e contínuas, o que proporciona uma condução mais confortável. 

Além disso, ele permite que o motor funcione em sua faixa de rotação mais eficiente, resultando em melhor eficiência de combustível. Isso é ideal para motoristas que valorizam um passeio tranquilo e desejam economizar combustível em seus deslocamentos diários.

Benefícios do Câmbio Automático Tradicional

No caso do câmbio automático tradicional, podemos destacar a condução esportiva e versatilidade. O câmbio automático tradicional é frequentemente associado a uma sensação de condução mais esportiva, especialmente com trocas de marcha mais perceptíveis. 

Isso pode agradar motoristas que desejam uma experiência de condução mais dinâmica e que gostam de acelerar em estradas abertas. 

Além disso, o câmbio automático tradicional é amplamente utilizado e está disponível em uma ampla variedade de veículos, oferecendo opções versáteis para diferentes estilos de direção.

Benefícios do Câmbio Automatizado

Os principais benefícios do câmbio automatizado se encontram no custo acessível e facilidade de manutenção: O câmbio automatizado geralmente tem um custo de aquisição mais baixo em comparação com o câmbio automático tradicional. 

Além disso, a manutenção costuma ser mais simples e acessível. Isso pode ser benéfico para motoristas que buscam uma opção de transmissão automatizada que seja mais econômica em termos de custo. 

Qual a diferença de câmbio automatizado e câmbio automático?

Mas e então, as características continuam embaralhadas na sua cabeça? Essa tabela comparativa abaixo produzida pela Honda Caiuás vai te ajudar a entender melhor quais as diferenças entre os tipos de câmbio e os benefícios de cada uma. Confira. 

Características/Modelo de câmbioCâmbio Automático TradicionalCâmbio Automático CVTCâmbio Automatizado
FuncionamentoPossui marchas fixasNão possui marchas fixasPossui embreagem automatizada
Controle de embreagemFeito por conversor de torqueNão aplicávelFeito por atuador eletro-hidráulico
Trocas de marchaGeralmente mais lentasSuaves e contínuasGeralmente mais rápidas
Eficiência energéticaMenor eficiência energéticaMaior eficiência energéticaVaria, mas geralmente mais eficiente que o câmbio automático tradicional
Resposta ao aceleradorLeve atraso na respostaResposta suave e contínuaGeralmente mais rápida e precisa
Sensação de conduçãoMais perceptível as trocasLinear e suaveGeralmente mais similar ao câmbio manual
ManutençãoGeralmente mais complexa e caraGeralmente mais simples e acessívelGeralmente mais simples e acessível
PopularidadeAmplamente utilizadoGanhou popularidade nos últimos anosUso mais comum em veículos de menor porte

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Equipe Honda Caiuas

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