Venda direta: como funciona essa modalidade de compra de carros?

Neste artigo, explicamos o que é a venda direta e os benefícios dessa modalidade de compra de carros em concessionárias de confiança. Confira. 

O que é a venda direta?

A venda direta é um modo de compra sem intermediários, diretamente com a montadora do automóvel, independentemente da marca e do modelo. Ou seja, o nome venda direta vem justamente do contato entre consumidor e fábrica sem intermediários (ainda que, em alguns casos, concessionárias estejam envolvidas).

Normalmente, as entidades que mais usam da venda direta são os órgãos do governo e grandes compradores (locadoras de automóveis). Contudo, pequenos empresários e pessoas físicas sob determinadas condições (que iremos abordar a seguir) também podem aproveitar o benefício.

Na prática, é possível realizar um procedimento de venda direta dentro de uma concessionária, porque mesmo com o test-drive, o pedido e a compra terão nota fiscal emitida pela fábrica. 

Venda direta também permite financiamento?

A resposta para essa pergunta é: sim. Com a venda direta também é possível utilizar do financiamento. Contudo, em alguns casos específicos, como as vendas diretas para PcD, os procedimentos podem demorar um pouco mais, visto que são necessárias comprovações e documentos, como laudo médico.

No caso de CNPJs, a efetivação é mais ágil e independe do porte – tanto que até mesmo MEIs podem conseguir os descontos. 

Mudança na lei de venda direta

A venda direta tem sua regulamentação através da lei 6729/79. Contudo, sofreu ajustes em julho de 2018. Antes, os automóveis comprados com o benefício de venda direta só podiam ser revendidos após um ano da compra por Pessoas Jurídicas voltadas à agricultura, locação de veículos e arrendamento mercantil. 

Agora, a regra é válida para todos os perfis incluídos na norma. E, no caso de descumprimento, o vendedor é obrigado a recolher a diferença de ICMS. 

Tipos de venda direta da Honda

A Honda oferece venda direta para as principais categorias da lei. A seguir, a descrição de cada um dos programas e os valores básicos dos automóveis. 

Produtor Rural

O programa de venda para produtor rural da Honda visa facilitar a compra de veículos por pessoas físicas que comprovem ser produtores rurais e também produtores agropecuários com CNPJ ativos.

A diferença entre as duas formas de participação está na documentação exigida. Para quem tem CNPJ ativo, basta ter o cartão de comprovação ativo. Já para o caso de pessoa física, a lista de documentos é maior. Segue abaixo o que é necessário:

  • Declaração Cadastral de Produtor (DECAP); 
  • Certidão negativa ou positiva (com efeito, de negativa) de débitos de imóvel rural do Ministério da Fazenda; 
  • Certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR); 
  • Cartão de identificação do produtor rural com validade regular; 
  • Declaração Cadastral (DECA inicial); 
  • Ficha de inscrição cadastral emitida pela Secretaria do Estado; 
  • Declaração do ITR-DIAC/DIAT; 
  • Cadastro geral do produtor emitido pela Prefeitura; 
  • Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais com nome e CPF do produtor; 
  • Declaração do INCRA informando que o CCIR é válido.

Valores de venda direta para produtor rural

A seguir, está um breve resumo dos automóveis Honda com condições especiais para produtores rurais.

  • Honda City Hatch EXL 2023
  • Honda City Hatch Touring 2023
  • Honda City EX 2023
  • Honda City EXL 2023
  • Honda City Touring 2023

Taxista

A venda para taxistas da Honda ocorre através do Programa Pro-Driver, que oferece aos veículos uma isenção de IPI e ICMS. Para isso, entram em vigor algumas leis:

  • Lei 8989/95 renovada pela lei 13146/15 com validade até 31/12/21 para isenção de IPI;
  • A isenção é regida pelo convênio ICMS 38/01 de 6/7/2001 prorrogado para montadoras até 31/10/2017.

A grande vantagem é que a Honda oferece garantia de 1 ano sem limite de quilometragem para essa categoria de venda direta. 

Como participar do programa de venda direta para taxistas da Honda

Abaixo, os passos necessários para conseguir o benefício da venda direta da Honda para taxistas. Em apenas 6 passos, os profissionais conseguem a isenção completa. 

  1. Isenção IPI: É necessário apenas uma cópia simples do Requerimento de Isenção de IPI.
  2. IPI Autenticado: Além da cópia simples, é preciso a autenticação do IPI no site da Receita Federal. O código para a autenticação está localizado no rodapé da autorização do IPI.
  3. Isenção ICMS: Obrigatória a apresentação do documento original para conseguir a isenção;
  4. Comprovante de Residência: Cópia simples de um comprovante de residência em nome do condutor. 
  5. CNH: Cópia simples da CNH para a identificação do condutor. Não use outros documentos como RG e CPF no procedimento.
  6. Alvará de Estacionamento: Apenas uma cópia simples.

Valor de veículos Honda por venda direta para taxista

A seguir, está um breve resumo dos automóveis Honda com as condições especiais para taxistas.

  • Honda City Hatch EXL 2023
  • Honda City Hatch Touring 2023
  • Honda City EX 2023
  • Honda City EXL 2023
  • Honda City Touring 2023
  • HR-V EX 2023
  • HR-V EXL 2023
  • HR-V Advance 2023
  • HR-V Touring 2023

PcD

O programa de venda direta para PcD da Honda, chamado de Programa Honda Conduz, foi criado em 1997 e oferece atendimento exclusivo para pessoas com deficiência (PcD).

O objetivo é oferecer veículos 0km com isenção parcial de impostos seguindo a lei 8989/95. Contudo, mais do que apenas oferecer descontos, a iniciativa também inclui treinamento das equipes de vendas, orientações sobre as isenções e informações detalhadas sobre a preservação da garantia oferecida na negociação.

O Honda Conduz oferece acessibilidade aos veículos da marca e uma maior acessibilidade ao mundo, através de automóveis confortáveis, tecnológicos e de alta qualidade. 

Como participar do programa?

Os passos para participação do programa Honda Conduz estão descritos a seguir:

  1. Diagnóstico e relatório médico: Necessário ter em mãos os exames médicos que comprovem a patologia e um relatório assinado pelo médico responsável do DETRAN concluindo o diagnóstico.
  2. Laudo médico: Para conseguir o laudo médico é necessário que o condutor ou responsável agende uma visita a uma clínica do DETRAN para emissão do laudo médico necessário no processo de isenção.
  3. CNH especial: Depois do laudo médico do DETRAN, o condutor ou responsável precisa passar por aulas especiais e obrigatórias em uma autoescola para obtenção da CNH especial.

Depois, é só escolher o veículo e estar atento às condições: modelos 0km até R$70.000,00 possuem isenção total (IPI e ICMS). Valores acima de R$70.000,00 tem apenas o IPI descontado na venda direta para PcD. 

Já para a isenção de IPVA, é necessário conferir as regras de cada estado para saber os documentos exigidos pelo órgão competente da região.

Quem pode participar do programa de venda direta para PcD?

Dentro do programa Honda Conduz, temos duas categorias distintas: condutores e não-condutores. 

No primeiro caso, os condutores são pessoas com deficiência aptas a conduzir o veículo, tenha o carro equipamentos especiais ou não. 

Os equipamentos disponíveis pela montadora são, entre outros: transmissão automática e direção com assistência elétrica ou hidráulica. 

Já no caso dos não-condutores, temos pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais ou autismo incapazes de conduzir veículos. 

Assim, para garantir participação no programa, o PcD pode adquirir o carro com isenção de impostos por conta própria ou por meio de tutor legal indicado no DETRAN. Para completar, a compra do veículo deve ser faturada em nome da pessoa com deficiência, que pode indicar até três condutores responsáveis. 

Certificação Honda Conduz

Criada em 2008 como forma de reconhecer as concessionárias e pontos de vendas com estrutura para atendimento a clientes com deficiência, a Certificação Honda Conduz é mais um esforço da montadora para oferecer atendimento de excelência para seus clientes. 

Graças ao esforço contínuo no desenvolvimento de políticas nesse sentido, os carros da Honda já foram eleitos dez vezes “Automóvel do Ano” para Pessoas com Deficiência pela Revista Nacional de Reabilitação. 

Valor de veículos Honda por venda direta para PcD

Abaixo, está a lista de carros da Honda com isenção em venda direta para PcD.

Pessoa Jurídica

Por fim, o programa de venda direta da Honda também dá às Pessoas Jurídicas descontos especiais para facilitar a compra de carros, o que possibilita a renovação de frota. 

Para o programa, qualquer organização com CNPJ ativo pode participar, isso inclui empresas de locação de veículos para terceirização de frotas e MEIs. Contudo, nesse último caso, há apenas o desconto de vendas diretas, sem a isenção de impostos. 

Valor de veículos Honda por venda direta para Pessoa Jurídica

Abaixo, uma lista de veículos Honda por venda direta para CNPJ:

  • Honda City Hatch EXL 2023
  • Honda City Hatch Touring 2023
  • Honda City EX 2023
  • Honda City EXL 2023
  • Honda City Touring 2023

Conte com a Honda Caiuás

A Honda Caiuás é uma concessionária Honda com 24 anos de tradição na região de Sorocaba e Indaiatuba que oferece aos clientes a melhor experiência possível na aquisição de um Honda. 

Nossos consultores especializados estão aqui para auxiliar os condutores do momento em que entram em nossa loja até quando saem com seu novo carro, incluindo todo o processo de pós-vendas e atendimento para seguro de carros, agendamento de manutenções e outros mais. Você pode saber mais sobre os automóveis disponíveis em nossa loja e tirar suas dúvidas sobre o programa de vendas direta da Honda neste link aqui.


Equipe Honda Caiuas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *