Os carros da Honda antigos marcaram para sempre o mundo dos automóveis. Usando tecnologia de ponta para fazer os veículos, a marca se consolidou como uma referência de qualidade e confiabilidade.
A seguir, você vai poder relembrar os modelos mais inesquecíveis da companhia. Continue a leitura e confira:
De acordo com o relatório Forbes Global 2000, a Honda Motor está entre as 10 maiores montadoras de veículos do mundo, à frente de grandes concorrentes, como a Mitsubishi e a Hyundai Motor. E esse sucesso tem diversas razões.
A história da Honda no Brasil começou em outubro de 1971, mas a marca já era referência desde 1948, fundada pelo japonês Soichiro Honda.
Inicialmente, a empresa não foi pensada para fabricar carros, e sim, motores para bicicletas. Em 1949, a Honda lançou sua primeira motocicleta, a “Dream D-Type”.
Com o sucesso do produto no Japão, foi iniciada a expansão da companhia, ainda na década de 1950. Em 1959, foi inaugurada a American Honda Motor Co, nos Estados Unidos, considerada a primeira subsidiária internacional da Honda.
Com muita inovação e tecnologia, as fronteiras do negócio foram sendo ampliadas, chegando ao Brasil em 1971.
A cidade escolhida como sede da Honda para importar motocicletas foi São Paulo. Mas as produções brasileiras da marca só começaram com a instalação da fábrica da Honda em Manaus, em novembro de 1976.
De lá para cá, a empresa expandiu seu mercado e criou maneiras de facilitar o acesso dos consumidores aos carros da companhia, através de iniciativas como o Consórcio Honda (1981), o Seguros Honda (1987) e, mais recentemente, o Banco Honda (2000).
– Saiba mais em: Conheça a história da Honda: do Japão dos anos 40 até os dias de hoje
Agora que você já descobriu os caminhos percorridos pela marca, é hora de fazer uma viagem ao túnel do tempo e recordar os detalhes dos carros da Honda antigos. Trouxemos 5 dos principais modelos de destaque da Honda:
O primeiro carro de passageiros produzido pela Honda foi o S500, em 1963. Quem é fã dos carros da Honda esportivos antigos deve ter percebido que o “S”, do S500, é relativo a “Sport”, indicando a natureza esportiva do veículo.
O roadster esportivo de dois lugares contava com design elegante, capota conversível e transmissão manual de quatro velocidades.
Considerado um dos grandes responsáveis pelo estabelecimento da reputação da marca como uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, o Honda S500 abriu caminho para motores maiores, como o S600 e o S800 – mas sua potência já era notável, para a época.
O motor de quatro cilindros em linha e 531 cc (0,5 litro) era capaz de gerar 44 cavalos de potência a 8.000 rpm, permitindo uma velocidade máxima de 140 km/h.
O pioneiro da linha Civic foi disponibilizado em duas versões: um cupê de duas portas e um Honda sedan antigo quatro portas.
Projetado para atender às necessidades de transporte urbano, o Honda Civic teve como principal atrativo a economia de combustível, fator especialmente importante na época em que estava acontecendo a crise do petróleo.
Em relação ao desempenho, o carro era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 15 segundos, utilizando seus 50 cavalos de potência e o motor de quatro cilindros.
A família Civc atravessou gerações. Desde 1972 até a versão mais nova, de 2023, a marca apresentou novas tecnologias, designs evoluídos e melhorias de desempenho, mas sem deixar de lado a confiabilidade do Civic.
Compacto e econômico, em termos de gasto de combustível, o Honda Accord de 1976 trouxe inovações importantes como a opção de transmissão automática de duas velocidades, como alternativa ao câmbio manual de cinco marchas.
As válvulas em cunha (SOHC) que equipavam o motor de quatro cilindros ofereciam 68 cavalos de potência, garantindo velocidade de até 150 km/h.
Seu interior tinha espaço suficiente para acomodar confortavelmente cinco passageiros, característica mantida até hoje na linha Accord, que continua sendo uma escolha popular entre os motoristas que buscam por um sedan de tamanho médio.
Há mais de 40 anos no mercado, o Honda City foi um dos carros que mais apresentou mudanças, ao longo do tempo.
O modelo hatchback de 1981 foi disponibilizado apenas no Japão. O compacto de quatro portas só foi lançado em 1986 com motor 1.2 e, posteriormente, com variantes de motores 1.3 e 1.5.
O Honda City sedan de quatro portas, fabricado na Tailândia, começou a ser vendido em 1996, 13 anos antes de sua chegada ao Brasil.
Quando o City passou a ser uma possibilidade para os brasileiros, em 2009, o sedan já estava em sua terceira geração, com mais de 1,2 milhões de unidades vendidas mundialmente.
Apresentado no Salão de Tóquio, em 1995, e lançado pela primeira vez em 1996, o Honda CR-V foi destaque por atender à crescente demanda por SUVs compactos e crossovers do final da década de 1990.
A tração AWD nas quatro rodas, combinadas aos 126 cavalos de potência, fizeram do Honda CR-V uma boa alternativa para off-roads leves, pois, embora fosse capaz de oferecer conforto e eficiência, ele não era um dos carros antigos da Honda mais potentes.
A linha CR-V continua sendo uma das mais vendidas da Honda, com versatilidade, sofisticação e tecnologia para quem busca um SUV compacto.
Os carros antigos da Honda são bases sólidas da marca, que mantém muitas características dos veículos anteriores nas novas linhas.
Em 2023, por exemplo, 4 lançamentos estão relacionados a gerações passadas. Saiba quais são esses modelos e seus principais diferenciais:
– Leia também: Meu primeiro carro Honda: dicas para fazer uma boa compra
Independentemente de você ter tido ou não um desses carros da Honda antigos, a confiabilidade da marca é inegável.
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Meu melhor carro foi o hj da CRV