Honda SENSING: conheça o sistema de segurança e assistência ao condutor da Honda

O Honda SENSING é uma das grandes novidades da Honda e, neste artigo, iremos explicar e explorar ainda mais a tecnologia. Continue lendo e confira:

  • O que é o Honda SENSING?
  • Sistemas no Honda SENSING
  • Quais carros possuem o Honda SENSING?
  • Vantagens de comprar com a Honda

O que é o Honda SENSING?

O Honda SENSING é um conjunto de sistemas de segurança e auxílio na direção que prioriza a dirigibilidade e facilita micro ações durante a navegação.

O que antes era uma tecnologia exclusiva para algumas versões de veículos da Honda, agora está presente em um número ainda maior de modelos da marca, ampliando o acesso a recursos avançados de segurança. 

As assistências fornecidas pelo Honda SENSING são sutis, mas importantes. A seguir, veja como funcionam os principais sistemas dessa tecnologia.

Sistemas no Honda SENSING

Essencialmente, o Honda SENSING possui seis sistemas de segurança distintos:

  1. Ajuste Automático de Farol;
  2. Controle de Cruzeiro Adaptativo;
  3. Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão;
  4. Sistema de Permanência de Faixa;
  5. Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

Os sensores espalhados pelo carro estão a todo momento captando informações e enviando dados para uma central de computação que interpreta a velocidade, movimento, comportamento do motorista, comportamento dos carros ao redor, detalhes do ambiente etc.

Depois, cada um desses sistemas específicos é acionado conforme a necessidade, caso a central de dados determine que um dos “gatilhos”, ou condições, foi ativado.

1. Ajuste Automático de Farol (AHB)

O Ajuste Automático de Farol (AHB) serve para auxiliar motoristas especialmente em estradas e rodovias de baixa visibilidade ou com tráfego intenso. 

Nesse caso, para evitar que o motorista precise ajustar manualmente os faróis do carro, o AHB assume o controle das luzes e, ao identificar um veículo vindo na direção contrária, reduz automaticamente a intensidade do farol alto para evitar ofuscamento. Assim que o movimento na pista contrária cessa, o AHB volta com os faróis para a posição anterior. 

2. Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)

Uma das primeiras coisas que os motoristas aprendem na auto escola é a necessidade de manter uma distância segura entre veículos ao dirigir. Na cidade, isso nem sempre é viável, embora os riscos sejam menores graças à baixa velocidade de deslocamento nas vias urbanas. 

Contudo, na estrada, manter uma distância de segurança adequada entre veículos é fundamental para ter tempo de reação suficiente no caso de um imprevisto. Imagine que um motorista freia bruscamente por conta de um obstáculo na pista. Se a distância for muito curta, o tempo de resposta pode não ser suficiente para evitar uma colisão.

É em situações assim que muitos engavetamentos ocorrem nas estradas: os motoristas não têm tempo para frear ou desviar do carro da frente.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo usa os sensores do carro para identificar os veículos à frente e manter uma distância segura, ajustando a velocidade automaticamente para acompanhar o fluxo do tráfego. Isso aumenta a segurança para motoristas e passageiros.

3. Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS)

O Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão no Honda SENSING atua na prevenção de colisões frontais com outros veículos, pedestres ou obstáculos inesperados. Ele funciona através da identificação de objetos à frente do veículo e pode acionar os freios automaticamente caso o motorista não reaja a tempo.

Na prática, imaginemos a seguinte cena: você está dirigindo em uma via e, poucos metros à sua frente, há uma conversão à direita que pode ser feita ou não. Um carro vindo na direção contrária, então, vira bruscamente e entra na sua frente.

Sem o CMBS, pode ser que o motorista não consiga frear a tempo e acabe colidindo com esse carro realizando a conversão para a rua lateral. 

Por isso, a Frenagem para Mitigação de Colisão é muito importante: os sensores são capazes de tomar uma decisão imediata para o motorista antes que ele mesmo seja capaz de reagir, tornando a direção muito mais segura.

– Leia também: Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD): o que é e como funciona essa tecnologia Honda

4. Sistema de Permanência de Faixa (LKAS)

O Sistema de Permanência de Faixa é útil tanto na estrada quanto na cidade e serve para manter o carro centralizado dentro da própria faixa de rodagem. Isso impede que o veículo desvie involuntariamente, reduzindo o risco de colisões laterais com outros veículos ou acidentes. 

O LKAS garante uma direção muito mais estável, pois os sensores identificam marcações de faixa com mais precisão que o olho humano, ajustando a direção suavemente para manter o veículo no curso correto.

5. Sistema para Mitigação de Evasão de Pista (RDM)

Similar ao LKAS, há o Sistema para Mitigação de Evasão de Pista. O RDM coleta dados sobre a navegação e posição do carro e ,ao detectar que o veículo está saindo da pista de forma involuntária, pode atuar no volante e nos freios para corrigir a trajetória.

Esse sistema é especialmente útil para evitar acidentes causados por fadiga ou distração do motorista. O RDM pode evitar que o veículo saia da pista acidentalmente, reduzindo o risco de colisões com obstáculos laterais ou saídas inesperadas da estrada.

6. Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR)

Esse sistema, presente em alguns modelos equipados com o Honda SENSING, usa câmeras para identificar placas de trânsito, como limites de velocidade e restrições, e exibe essas informações no painel do veículo. Isso ajuda o motorista a manter-se atento às regras da via sem depender exclusivamente da sinalização física.

Quais carros possuem o Honda SENSING?

Tem interesse na tecnologia automotiva do Honda SENSING e a considera fundamental para seu próximo carro? Aqui está a lista de modelos mais recentes da Honda equipados com esse sistema de segurança:

  • Honda City 2025 nas versões City Hatch Touring e City Sedan Touring;
  • Honda HR-V 2025 nas versões LX, Sport, EX, EX-L, Advance e Touring.
  • Honda Civic 2025 na versão Sport Touring Hybrid;
  • Honda CR-V 2025 nas versões EX-L, Sport-L Hybrid e Sport Touring Hybrid,
  • Honda Pilot 2025 nas versões Touring, Elite e TrailSport;
  • Honda Accord Sedan 2025 nas versões LX, SE e Sport Hybrid.

Vantagens de comprar com a Honda

A Honda é sinônimo de tecnologia, conforto e qualidade. São décadas de excelência em atendimento e serviços no Brasil, incluindo hoje financiamento automotivo e consórcio automotivo próprios, manutenção e pós-vendas nas concessionárias e a possibilidade de comprar seminovos diretamente das lojas.

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Equipe Honda Caiuas

7 respostas para “Honda SENSING: conheça o sistema de segurança e assistência ao condutor da Honda”

  1. Nei Carlos manosso disse:

    E quando isso não funciona?

  2. Nei Carlos manosso disse:

    No manual não explica como ligar acionar para que todo o sistema de segurança funcione inclusive tem botões no carro que não estão no manual. Complicado. Jesua

  3. Honorio Vargas disse:

    Fui salvo de uma colisão frontal, pelo Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão, nesse 22/02/2024.
    Fantástico esse sistema!

  4. Graça disse:

    Esses sistemas de segurança são acionados automaticamente, ou precisamos acioná-los?

    • Honda Caiuás disse:

      Olá Graça!
      Segundo nosso entregador técnico:
      “Há duas funções no Honda Sensing, ativa e passiva, a ativa consiste na interação do sistema de RDM – Atenuação de Saída de faixa, que realiza a manobra de aviso de saída de faixa, através de uma leve trepidação no volante e aviso no painel acima de 72km/h, e o sistema do CMBS – frenagem para atenuação de Colisão, que consiste em mitigar uma colisão entre 5-100km/h, realizando um aviso no painel de instrumentos, alerta sonoro, e caso o condutor não realize nenhuma ação para evitar a colisão, o sistema de frenagem realiza a parada do veículo, mitigando uma colisão.
      Já o sistema passivo, é integrado ao controle de cruzeiro, que consiste o sistema do ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo, que realiza um distanciamento do veículo à frente, podendo essa distância ser regulada em até 4 níveis, e o sistema de LKAS – Assistência de Permanência na Faixa em tráfego, que assim como o RDM, também funciona a partir de 72km/h, porém realiza a manobra de retornar ao centro da pista, caso o veículo esteja desalinhado na condução rodoviária.”

  5. Bernadete disse:

    Está aparecendo essa msg no painel
    (RDM: atenuação de saída de faixa)o
    q é isso ? E como resolver para essa msg não aparecer

    • Dev disse:

      Bernadete, O alerta indica que o sistema detectou uma possível saída inadvertida da faixa de rodagem. Isso ocorre quando o veículo cruza as faixas sem o acionamento da seta. Recomendamos que fique atento à direção e, se necessário, consulte o manual do veículo para mais detalhes sobre o funcionamento do sistema.

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