O Honda SENSING é uma das grandes novidades da Honda e, neste artigo, iremos explicar e explorar ainda mais a tecnologia. Continue lendo e confira:
O Honda SENSING é um conjunto de sistemas de segurança e auxílio na direção que prioriza a dirigibilidade e facilita micro ações durante a navegação. O que antes era uma tecnologia exclusiva para algumas versões de veículos da Honda, agora se estende a um maior número de carros.
As assistências fornecidas pelo Honda SENSING são sutis, mas importantes. A seguir, veremos melhor como funciona cada um desses sistemas de segurança.
Essencialmente, o Honda SENSING possui cinco sistemas de segurança distintos: ajuste automático de farol, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência de faixa, sistema para mitigação de evasão de pista.
Os sensores espalhados pelo carro estão a todo momento captando informações e enviando dados para uma central de computação que interpreta a velocidade, movimento, comportamento do motorista, comportamento dos carros ao redor, detalhes do ambiente etc.
Depois, cada um desses sistemas específicos é acionado conforme a necessidade, caso a central de dados determine que um dos “gatilhos”, ou condições, foi ativado.
O sistema de ajuste automático de farol (AHB) serve para auxiliar motoristas especialmente nas situações em estradas e rodovias onde há grande tráfego de veículos de ambos os lados da pista.
Nesse caso, para evitar que o motorista mexa o tempo todo no controle de faróis do carro, o AHB assume o controle das luzes do carro e, ao identificar um veículo vindo na direção contrária, baixa a luminosidade para evitar eventuais colisões. Assim que o movimento na pista contrária cessa, o AHB volta com os faróis para a posição anterior.
Uma das primeiras coisas que os motoristas aprendem na auto escola é a necessidade de manter uma distância segura entre veículos ao dirigir. Na cidade, isso quase nunca é possível, embora os riscos sejam menores graças à baixa velocidade de deslocamento nas vias urbanas.
Contudo, na estrada, manter uma distância de 30m entre veículos é fundamental para ter tempo de reação suficiente no caso de um imprevisto. Imagine que um motorista freia bruscamente por conta de um obstáculo na pista, ao estar a menos de 10m do carro da frente, seu tempo de reação é muito limitado – e quase impossível para falar a verdade.
É em situações assim que muitos engavetamentos ocorrem nas estradas: os motoristas não têm tempo para frear ou desviar do carro da frente.
O sistema de controle de cruzeiro adaptativo usa os sensores do carro para identificar os veículos à frente e manter uma distância segura entre os carros da Honda e os outros. Desse jeito, no caso de imprevistos, os motoristas e passageiros estão muito mais seguros.
O sistema de frenagem para mitigação de colisão no Honda SENSING atua na prevenção a colisões frontais com outros veículos através da identificação do surgimento de objetos inesperados na frente do veículo.
Na prática, imaginemos a seguinte cena: você está dirigindo em uma via e, poucos metros à sua frente, há uma conversão à direita que pode ser feita ou não. Um carro vindo na direção contrária, então, vira bruscamente e entra na sua frente.
Sem o CMBS, pode ser que o motorista não seja capaz de frear imediatamente e acabe colidindo com esse carro realizando a conversão para a rua lateral.
Por isso, o sistema de frenagem para mitigação de colisão é muito importante: os sensores são capazes de tomar uma decisão imediata para o motorista antes que ele mesmo seja capaz de reagir, tornando a direção muito mais segura.
O sistema de permanência de faixa é útil tanto na estrada quanto na cidade, e serve para manter o carro centralizado dentro da própria faixa de navegação. Isso impede que o carro vagueie de um lado para o outro, o que pode gerar colisões laterais com outros veículos ou botar a segurança dos motoristas em risco.
O LKAS garante uma direção muito mais estável para os motoristas de carros Honda, pois os sensores possuem maior precisão na identificação das faixas que os olhos humanos.
Similar ao LKAS, há o sistema para mitigação de evasão de pista. O RDM coleta dados sobre a navegação e posição do carro e, ao identificar alguma variação na posição em relação às pistas, ajuda a manter a estabilidade e o trajeto.
Esse sistema é também muito útil em todas as situações, estrada ou cidade, já que casos de evasão de pista podem ocorrer a qualquer momento com a distração dos motoristas. O RDM, dessa forma, ajuda a salvar vidas e evitar acidentes desnecessários.
Teve interesse na tecnologia do Honda SENSING e a considera fundamental para seu próximo carro? Aqui vai uma lista de novos veículos da Honda com esses sistemas:
– Leia também: Honda City 2023: características, versões e preços do modelo
Além de todas as versões do Honda HR-V 2023:
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E quando isso não funciona?
No manual não explica como ligar acionar para que todo o sistema de segurança funcione inclusive tem botões no carro que não estão no manual. Complicado. Jesua
Fui salvo de uma colisão frontal, pelo Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão, nesse 22/02/2024.
Fantástico esse sistema!
Esses sistemas de segurança são acionados automaticamente, ou precisamos acioná-los?
Olá Graça!
Segundo nosso entregador técnico:
“Há duas funções no Honda Sensing, ativa e passiva, a ativa consiste na interação do sistema de RDM – Atenuação de Saída de faixa, que realiza a manobra de aviso de saída de faixa, através de uma leve trepidação no volante e aviso no painel acima de 72km/h, e o sistema do CMBS – frenagem para atenuação de Colisão, que consiste em mitigar uma colisão entre 5-100km/h, realizando um aviso no painel de instrumentos, alerta sonoro, e caso o condutor não realize nenhuma ação para evitar a colisão, o sistema de frenagem realiza a parada do veículo, mitigando uma colisão.
Já o sistema passivo, é integrado ao controle de cruzeiro, que consiste o sistema do ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo, que realiza um distanciamento do veículo à frente, podendo essa distância ser regulada em até 4 níveis, e o sistema de LKAS – Assistência de Permanência na Faixa em tráfego, que assim como o RDM, também funciona a partir de 72km/h, porém realiza a manobra de retornar ao centro da pista, caso o veículo esteja desalinhado na condução rodoviária.”