O Honda SENSING é uma das grandes novidades da Honda e, neste artigo, iremos explicar e explorar ainda mais a tecnologia. Continue lendo e confira:
O Honda SENSING é um conjunto de sistemas de segurança e auxílio na direção que prioriza a dirigibilidade e facilita micro ações durante a navegação.
O que antes era uma tecnologia exclusiva para algumas versões de veículos da Honda, agora está presente em um número ainda maior de modelos da marca, ampliando o acesso a recursos avançados de segurança.
As assistências fornecidas pelo Honda SENSING são sutis, mas importantes. A seguir, veja como funcionam os principais sistemas dessa tecnologia.
Essencialmente, o Honda SENSING possui seis sistemas de segurança distintos:
Os sensores espalhados pelo carro estão a todo momento captando informações e enviando dados para uma central de computação que interpreta a velocidade, movimento, comportamento do motorista, comportamento dos carros ao redor, detalhes do ambiente etc.
Depois, cada um desses sistemas específicos é acionado conforme a necessidade, caso a central de dados determine que um dos “gatilhos”, ou condições, foi ativado.
O Ajuste Automático de Farol (AHB) serve para auxiliar motoristas especialmente em estradas e rodovias de baixa visibilidade ou com tráfego intenso.
Nesse caso, para evitar que o motorista precise ajustar manualmente os faróis do carro, o AHB assume o controle das luzes e, ao identificar um veículo vindo na direção contrária, reduz automaticamente a intensidade do farol alto para evitar ofuscamento. Assim que o movimento na pista contrária cessa, o AHB volta com os faróis para a posição anterior.
Uma das primeiras coisas que os motoristas aprendem na auto escola é a necessidade de manter uma distância segura entre veículos ao dirigir. Na cidade, isso nem sempre é viável, embora os riscos sejam menores graças à baixa velocidade de deslocamento nas vias urbanas.
Contudo, na estrada, manter uma distância de segurança adequada entre veículos é fundamental para ter tempo de reação suficiente no caso de um imprevisto. Imagine que um motorista freia bruscamente por conta de um obstáculo na pista. Se a distância for muito curta, o tempo de resposta pode não ser suficiente para evitar uma colisão.
É em situações assim que muitos engavetamentos ocorrem nas estradas: os motoristas não têm tempo para frear ou desviar do carro da frente.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo usa os sensores do carro para identificar os veículos à frente e manter uma distância segura, ajustando a velocidade automaticamente para acompanhar o fluxo do tráfego. Isso aumenta a segurança para motoristas e passageiros.
O Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão no Honda SENSING atua na prevenção de colisões frontais com outros veículos, pedestres ou obstáculos inesperados. Ele funciona através da identificação de objetos à frente do veículo e pode acionar os freios automaticamente caso o motorista não reaja a tempo.
Na prática, imaginemos a seguinte cena: você está dirigindo em uma via e, poucos metros à sua frente, há uma conversão à direita que pode ser feita ou não. Um carro vindo na direção contrária, então, vira bruscamente e entra na sua frente.
Sem o CMBS, pode ser que o motorista não consiga frear a tempo e acabe colidindo com esse carro realizando a conversão para a rua lateral.
Por isso, a Frenagem para Mitigação de Colisão é muito importante: os sensores são capazes de tomar uma decisão imediata para o motorista antes que ele mesmo seja capaz de reagir, tornando a direção muito mais segura.
– Leia também: Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD): o que é e como funciona essa tecnologia Honda
O Sistema de Permanência de Faixa é útil tanto na estrada quanto na cidade e serve para manter o carro centralizado dentro da própria faixa de rodagem. Isso impede que o veículo desvie involuntariamente, reduzindo o risco de colisões laterais com outros veículos ou acidentes.
O LKAS garante uma direção muito mais estável, pois os sensores identificam marcações de faixa com mais precisão que o olho humano, ajustando a direção suavemente para manter o veículo no curso correto.
Similar ao LKAS, há o Sistema para Mitigação de Evasão de Pista. O RDM coleta dados sobre a navegação e posição do carro e ,ao detectar que o veículo está saindo da pista de forma involuntária, pode atuar no volante e nos freios para corrigir a trajetória.
Esse sistema é especialmente útil para evitar acidentes causados por fadiga ou distração do motorista. O RDM pode evitar que o veículo saia da pista acidentalmente, reduzindo o risco de colisões com obstáculos laterais ou saídas inesperadas da estrada.
Esse sistema, presente em alguns modelos equipados com o Honda SENSING, usa câmeras para identificar placas de trânsito, como limites de velocidade e restrições, e exibe essas informações no painel do veículo. Isso ajuda o motorista a manter-se atento às regras da via sem depender exclusivamente da sinalização física.
Tem interesse na tecnologia automotiva do Honda SENSING e a considera fundamental para seu próximo carro? Aqui está a lista de modelos mais recentes da Honda equipados com esse sistema de segurança:
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E quando isso não funciona?
No manual não explica como ligar acionar para que todo o sistema de segurança funcione inclusive tem botões no carro que não estão no manual. Complicado. Jesua
Fui salvo de uma colisão frontal, pelo Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão, nesse 22/02/2024.
Fantástico esse sistema!
Esses sistemas de segurança são acionados automaticamente, ou precisamos acioná-los?
Olá Graça!
Segundo nosso entregador técnico:
“Há duas funções no Honda Sensing, ativa e passiva, a ativa consiste na interação do sistema de RDM – Atenuação de Saída de faixa, que realiza a manobra de aviso de saída de faixa, através de uma leve trepidação no volante e aviso no painel acima de 72km/h, e o sistema do CMBS – frenagem para atenuação de Colisão, que consiste em mitigar uma colisão entre 5-100km/h, realizando um aviso no painel de instrumentos, alerta sonoro, e caso o condutor não realize nenhuma ação para evitar a colisão, o sistema de frenagem realiza a parada do veículo, mitigando uma colisão.
Já o sistema passivo, é integrado ao controle de cruzeiro, que consiste o sistema do ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo, que realiza um distanciamento do veículo à frente, podendo essa distância ser regulada em até 4 níveis, e o sistema de LKAS – Assistência de Permanência na Faixa em tráfego, que assim como o RDM, também funciona a partir de 72km/h, porém realiza a manobra de retornar ao centro da pista, caso o veículo esteja desalinhado na condução rodoviária.”
Está aparecendo essa msg no painel
(RDM: atenuação de saída de faixa)o
q é isso ? E como resolver para essa msg não aparecer
Bernadete, O alerta indica que o sistema detectou uma possível saída inadvertida da faixa de rodagem. Isso ocorre quando o veículo cruza as faixas sem o acionamento da seta. Recomendamos que fique atento à direção e, se necessário, consulte o manual do veículo para mais detalhes sobre o funcionamento do sistema.