Entenda neste artigo tudo sobre o motor turbo, tipo de motor presente em muitos veículos.
Continue a leitura e confira:
O motor turbo é um tipo de motor de combustão interna que utiliza um turbocompressor para aumentar sua potência e eficiência.
Foi inventado em 1905 pelo engenheiro suíço Alfred Büchi, que desenvolveu o conceito inicial de aplicar um compressor movido à exaustão para aumentar o desempenho dos motores a combustão.
O objetivo inicial ao criar o motor turbo era melhorar o desempenho dos motores a combustão interna, especialmente em altitudes elevadas.
Em altitudes elevadas, a densidade do ar é menor, o que resulta em menos oxigênio disponível para a queima de combustível nos motores convencionais. Isso leva a uma perda significativa de potência do motor.
O turbocompressor resolveu esse problema ao comprimir o ar antes de enviá-lo para a câmara de combustão, aumentando assim a quantidade de oxigênio disponível para a queima de combustível e melhorando o desempenho do motor em altitudes elevadas.
Ao longo dos anos, o motor turbo evoluiu e foi amplamente adotado em várias aplicações, incluindo automóveis, aviões, caminhões e maquinários industriais.
Além de melhorar o desempenho em altitudes elevadas, os motores turbo também são conhecidos por fornecer maior potência e eficiência em geral, reduzindo as emissões e o consumo de combustível.
Atualmente, os motores turbo são comuns em muitos veículos e são uma tecnologia fundamental para melhorar a economia de combustível e reduzir o impacto ambiental dos motores a combustão.
O motor turbo é um tipo de motor de combustão interna que utiliza um dispositivo chamado turbocompressor para aumentar sua potência e eficiência. O turbocompressor é composto por duas partes principais: a turbina e o compressor.
Quando o motor está funcionando, os gases de escape produzidos pela queima do combustível são expelidos do motor em alta velocidade. Esses gases de escape passam pela turbina do turbocompressor, fazendo-a girar rapidamente. A turbina está conectada a um eixo que, por sua vez, está ligado ao compressor.
O compressor, impulsionado pelo eixo da turbina, succiona o ar do ambiente e comprime-o em alta pressão. Esse ar comprimido é então enviado para dentro do motor, diretamente para as câmaras de combustão.
Ao ter mais ar disponível para misturar com o combustível, a queima se torna mais intensa e completa, gerando uma explosão mais potente. Isso resulta em maior força nos pistões do motor, aumentando a potência e o desempenho geral.
O uso do turbocompressor permite que os motores sejam mais eficientes, já que conseguem produzir mais potência sem a necessidade de um aumento significativo no tamanho ou no número de cilindros.
Além disso, a pressão do ar comprimido ajuda a melhorar a eficiência da queima, o que pode levar a uma economia de combustível em certas situações.
Podemos citar três benefícios principais para o motor turbo nos carros modernos: maior potência, maior eficiência no consumo de combustível e menor emissão de poluentes. Abaixo, um pequeno aprofundamento de cada um desses pontos.
O motor turbo é capaz de produzir mais potência do que um motor aspirado de tamanho semelhante. Isso se deve ao aumento da pressão do ar comprimido enviado para a câmara de combustão, resultando em uma queima mais eficiente e uma explosão mais intensa.
Em determinadas condições de condução, esse motor pode oferecer uma melhor economia de combustível em comparação com motores aspirados.
Isso ocorre porque a densidade do ar comprimido permite que mais combustível seja queimado de forma mais completa, aproveitando melhor a energia disponível.
– Leia também: 10 dicas de como economizar gasolina e outros combustíveis
Devido à queima mais completa do combustível proporcionada pelo ar comprimido, o motor turbo pode emitir menos poluentes, contribuindo para uma redução das emissões nocivas ao meio ambiente.
Uma desvantagem do motor turbo é o chamado “lag de turbo”. Isso significa que, em certas situações, pode haver um pequeno atraso na resposta do motor ao acelerar, pois é necessário um momento para que o turbocompressor atinja sua velocidade de operação ideal.
No entanto, os avanços na tecnologia dos turbocompressores têm minimizado esse problema em muitos motores turbo modernos.
O motor turbo é mais econômico do que motores comuns devido à sua capacidade de aproveitar melhor a energia contida no combustível.
Com o uso do turbocompressor, o ar é comprimido e enviado para a câmara de combustão em maior quantidade e pressão do que nos motores aspirados convencionais.
Essa maior densidade de ar permite que uma quantidade proporcionalmente maior de combustível seja queimada de forma mais completa, gerando uma explosão mais potente nos cilindros.
Como resultado, o motor turbo consegue extrair mais trabalho útil do combustível utilizado, o que resulta em um melhor aproveitamento de energia e uma maior eficiência no consumo de combustível.
Isso é especialmente relevante em situações de maior carga ou quando se busca um desempenho mais elevado, onde o motor turbo se destaca ao oferecer maior potência com um menor consumo de combustível se comparado aos motores comuns- até por isso, os motores turbos foram aplicados inicialmente em carros esportivos.
– Leia também: Óleo do motor: qual o momento certo de trocar?
Atualmente, os carros da Honda que possuem motor turbo são apenas algumas versões do New HR-V. Os modelos HR-V 2023 Advance e Touring já contavam com o 1.5L VTEC Turbo Flex com injeção direta de 177cv, e a versão 2024 mantém a mesma configuração.
– Leia também: Acessórios para Honda HR-V: conheça os itens de sucesso disponíveis para o modelo
Para você entender de vez qual a diferença entre o motor turbo e o motor aspirado, preparamos uma tabela especial sobre o assunto. Confira.
Motor Aspirado Comum | Motor Turbo | |
Potência | Potência geralmente menor em comparação com o motor turbo. | Potência mais elevada devido à compressão do ar, oferecendo melhor desempenho. |
Eficiência de Combustível | Eficiência de combustível geralmente mais baixa, especialmente sob maior carga. | Maior eficiência de combustível em situações de carga leve e velocidades constantes devido à queima mais completa do combustível. |
Resposta ao Acelerar | Resposta direta e imediata ao acelerar, com menos “lag”. | Pode haver um pequeno “lag” de turbo ao acelerar, embora os modelos modernos tenham minimizado esse efeito. |
Manutenção | Geralmente mais simples e menos dispendiosa em termos de manutenção. | Algumas peças adicionais (turbocompressor) podem exigir manutenção específica, potencialmente aumentando os custos. |
Aplicações | Comuns em veículos de baixo custo e uso diário, onde potência extrema não é a prioridade. | Amplamente utilizados em carros de alto desempenho e esportivos, onde a potência e a eficiência são fundamentais. |
Vale ressaltar que, embora os motores turbo tenham suas vantagens em termos de potência e eficiência, cada tipo de motor tem seu próprio conjunto de características e é projetado para atender às necessidades específicas de diferentes tipos de veículos e estilos de condução.
A escolha entre motor aspirado e motor turbo depende das preferências e requisitos individuais de cada motorista.
– Saiba mais em: Motor aspirado ou turbo? Entenda suas diferenças e vantagens
Deixe um comentário