Você não sabe ainda se deve optar por um carro com paddle shift? Este guia mostra tudo sobre essa tecnologia automotiva.
Continue a leitura e confira:
O termo “paddle shift” se refere a uma tecnologia de troca de marchas em veículos equipados com câmbio automático ou semiautomático.
Essa tecnologia permite aos motoristas realizar mudanças de marcha de forma manual, geralmente utilizando pequenas alavancas chamadas de “borboletas” localizadas atrás do volante.
É importante destacar que nem todos os veículos automático ou semiautomáticos possuem a tecnologia paddle shift. Ela é mais comum em carros de alto desempenho e esportivos, mas também pode ser encontrada em alguns modelos de carros de passeio.
Vale ressaltar que, antes de utilizar o paddle shift, é importante ler o manual do veículo para entender como ele funciona e aprender a utilizá-lo corretamente.
As borboletas de paddle shift são montadas no volante do veículo, uma à direita e outra à esquerda, e estão convenientemente posicionadas para que o motorista possa acioná-las sem precisar mover as mãos do volante. Graças a isso, direção borboleta é outro nome para paddle shift.
Ao puxar a alavanca correspondente a uma determinada direção, o motorista pode aumentar ou diminuir as marchas, proporcionando um controle mais direto sobre a transmissão
De maneira geral, podemos resumir o paddle shift como um sistema em que as borboletas no volante são conectadas a um sistema eletrônico que atua na transmissão, permitindo ao motorista fazer as mudanças de marcha desejadas sem a necessidade de uma embreagem manual.
Agora, de maneira mais aprofundada, vale a pena começar destacando o modo de funcionamento dos sistemas de câmbio automático.
No geral, os carros com transmissão automática possuem engrenagens de diferentes tamanhos conectadas por uma polia que são ativadas quando há aceleração ou desaceleração suficiente.
O câmbio CVT. por outro lado, usa um cone e uma polia e altera o tamanho (e consequentemente a marcha) continuamente de acordo com as informações do sistema do veículo.
O paddle shift foi inicialmente pensado para carros de corrida, como uma forma de oferecer maior controle aos condutores nas pistas. Ele permite mudar a marcha sem remover a mão do volante, mantendo assim maior controle e segurança na condução.
O paddle shift funciona através da conexão das borboletas no volante a sistemas mecânicos ou eletrônicos conectados aos sistemas de transmissão. Ao pressionar uma das borboletas, a troca de marchas automática é ativada, iniciando-a antes do que seria comum ou depois.
– Leia também: Qual a diferença entre câmbio automático e automatizado?
Uma das principais vantagens do paddle shift é a capacidade de resposta rápida. Ao utilizar as borboletas, o motorista pode fazer trocas de marcha mais ágeis, o que pode ser especialmente útil em situações de ultrapassagem ou ao conduzir em estradas sinuosas.
Além disso, também permite ao motorista manter as mãos no volante durante toda a operação, aumentando a segurança e o conforto.
No mais, existem outros benefícios do uso desse sistema de troca de marcha. Confira quais são:
Essas vantagens do câmbio borboleta combinam praticidade, controle, esportividade e segurança, tornando essa tecnologia uma opção atraente para os motoristas que desejam uma experiência de condução mais envolvente e personalizada, mesmo em carros automáticos.
Podemos listar entre os carros Honda atuais, os seguintes modelos:
Os carros também possuem tecnologias exclusivas Honda, como Honda SENSING, Honda LaneWatch, myHonda Connect, Magic Seat e mais.
Para saber tudo sobre os carros da montadora, acesse nosso site e confira mais detalhes.
Caso queira realizar um test-drive em um dos carros para conferir em primeira mão o funcionamento do paddle shift, clique no banner abaixo e agende um teste em uma de nossas unidades em Sorocaba e Indaiatuba.
Gostaria de saber, após ter acionado as aletas do câmbio ( BORBOLETA ), como acontece para o mesmo voltar em DRIVE ?
Como o cambio borboleta , retorna a posição DRIVE após ter sido acionado ?
Olá Uiraçu!
No câmbio CVT da Honda, o retorno é automático.
Se achar válido, vá a uma concessionária Honda e faça um test-drive. O consultor pode responder mais duvidas durante o trajeto.
Se estiver na região de Sorocaba/SP ou Indaiatuba/SP, Entre em contato pelo link: Clique Aqui
Cordialmente,